top of page
Abstract

Parceiros

A Agenda Smart Wagons é promovida por um consórcio liderado pela Medway - Maintenance & Repair, S.A, uma empresa de referência no setor ferroviário de transporte de mercadorias na Península Ibérica. Integram este consórcio 10 entidades (5 empresas; 4 ENESIIs; 1 entidade gestora do Cluster de Competitividade Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa) que reúnem as competências (técnico-científicas; industriais e de mercado) necessárias para assegurar a concretização dos objetivos propostos e ambição de transformar o perfil produtivo português aumentando a sua resiliência e competitividade, baseada na I&D e na capacidade para fabricar produtos inovadores de elevado valor acrescentado e altamente internacionalizáveis para o setor ferroviário. 

vevwrvw.png

Medway

Empresa do grupo Medway especializada no desenvolvimento de operações de manutenção de material circulante ferroviário. No âmbito da sua estratégia tem vindo a investir na criação de condições, para produzir e efetuar a manutenção de material circulante de comboios de mercadorias. 

Nomad Tech

Especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras para o sector ferroviário que visam a reduzir do custo do ciclo de vida dos ativos e gestão da obsolescência, atuando na aquisição, atualização, e manutenção de vários componentes vitais do material circulante.

normadtech.png

Evoleo

evoleo_edited.png

Empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de eletrónica para monitorização de componentes ferroviárias, desenho e conceção de sistemas eletrónicos analógicos e digitais, telecomunicações, e Informática e Ciências da Computação.

Instituto de Soldadura  e Qualidade

Apresenta como principais atividades as inspeções técnicas, consultoria, testes, treinamento e pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas como Materiais, Tecnologias Ambientais, Saúde e Segurança, Energia, Metrologia, Garantia de Qualidade, Automação

Industrial e Robótica, Integridade Estrutural e Avaliação de Riscos.

ISQ-Logo-med-framed_edited.png
dfav a.png

Plataforma Ferroviária Portuguesa

Cluster de competitividade criado com o propósito de agregar o setor ferroviário português, a PFP pretende tornar Portugal num centro de referência internacional no setor ferroviário e num local privilegiado para o desenvolvimento de projeto de IDI na área da ferrovia.

Inegi

O INEGI tem como missão contribuir para o aumento da capacidade competitiva do tecido económico e social, através da inovação de base científica e tecnológica aplicada aos processos, produtos e modelos de negócio.

logo_INEGI_without_slogan_white.png

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 

afvefve.png

Instituição de ensino e investigação científica de referência que irá participar através do Centro de Saber da Ferrovia que agrega as competências na área da ferrovia de diferentes domínios (Civil, Mecânica, Eletrotecnia e Computadores e Informática).

Centro de Competências Ferroviário

O objetivo principal do CCF é a promoção e

Centro de Competências Ferrovia

exercício de iniciativas e atividades de formação técnica, investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI) em tecnologia, nomeadamente na área dos caminhos-de-ferro e equipamentos ferroviários, promovendo e incentivando a formação especializada, a cooperação e a transferência de tecnologia entre empresas, universidades, organizações e outros entidades públicas e privadas.

caaadc.png

Metric Argument 

ILPH.png

Empresa especializada no desenvolvimento de serviços na área da concepção, fabrico, corte e perfuração de todo o tipo de estruturas metálicas para diversos sectores de actividade como a indústria transformadora e a construção civil. Como parte de sua estratégia de crescimento de médio prazo, vem realizando investimentos significativos no conceito de fábricas inteligentes i4.0.

Instituto Superior Técnico

Uma das principais universidades portuguesas que participa através do Departamento de Engenharia Mecânica, com uma ampla experiência em projetos de I&D no domínio do desenvolvimento de projetos de estruturas mecânicas, soluções de monitorização e estudo da manutenção preventiva/preditiva.

Normas graficas Smartwagons (1).png

Instituto de Engenharia Mecânica

idmec-logo_edited.png

Uma das principais universidades portuguesas que participa através do Departamento de Engenharia Mecânica, com uma ampla experiência em projetos de I&D no domínio do desenvolvimento de projetos de estruturas mecânicas, soluções de monitorização e estudo da manutenção preventiva/preditiva.

bottom of page