Parceiros
A Agenda Smart Wagons é promovida por um consórcio liderado pela Medway - Maintenance & Repair, S.A, uma empresa de referência no setor ferroviário de transporte de mercadorias na Península Ibérica. Integram este consórcio 10 entidades (5 empresas; 4 ENESIIs; 1 entidade gestora do Cluster de Competitividade Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa) que reúnem as competências (técnico-científicas; industriais e de mercado) necessárias para assegurar a concretização dos objetivos propostos e ambição de transformar o perfil produtivo português aumentando a sua resiliência e competitividade, baseada na I&D e na capacidade para fabricar produtos inovadores de elevado valor acrescentado e altamente internacionalizáveis para o setor ferroviário.
Instituto de Soldadura e Qualidade
Apresenta como principais atividades as inspeções técnicas, consultoria, testes, treinamento e pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas como Materiais, Tecnologias Ambientais, Saúde e Segurança, Energia, Metrologia, Garantia de Qualidade, Automação
Industrial e Robótica, Integridade Estrutural e Avaliação de Riscos.
Plataforma Ferroviária Portuguesa
Cluster de competitividade criado com o propósito de agregar o setor ferroviário português, a PFP pretende tornar Portugal num centro de referência internacional no setor ferroviário e num local privilegiado para o desenvolvimento de projeto de IDI na área da ferrovia.
Inegi
O INEGI tem como missão contribuir para o aumento da capacidade competitiva do tecido económico e social, através da inovação de base científica e tecnológica aplicada aos processos, produtos e modelos de negócio.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Instituição de ensino e investigação científica de referência que irá participar através do Centro de Saber da Ferrovia que agrega as competências na área da ferrovia de diferentes domínios (Civil, Mecânica, Eletrotecnia e Computadores e Informática).
Centro de Competências Ferroviário
O objetivo principal do CCF é a promoção e
Centro de Competências Ferrovia
exercício de iniciativas e atividades de formação técnica, investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI) em tecnologia, nomeadamente na área dos caminhos-de-ferro e equipamentos ferroviários, promovendo e incentivando a formação especializada, a cooperação e a transferência de tecnologia entre empresas, universidades, organizações e outros entidades públicas e privadas.
Metric Argument
Empresa especializada no desenvolvimento de serviços na área da concepção, fabrico, corte e perfuração de todo o tipo de estruturas metálicas para diversos sectores de actividade como a indústria transformadora e a construção civil. Como parte de sua estratégia de crescimento de médio prazo, vem realizando investimentos significativos no conceito de fábricas inteligentes i4.0.
Instituto Superior Técnico
Uma das principais universidades portuguesas que participa através do Departamento de Engenharia Mecânica, com uma ampla experiência em projetos de I&D no domínio do desenvolvimento de projetos de estruturas mecânicas, soluções de monitorização e estudo da manutenção preventiva/preditiva.
Instituto de Engenharia Mecânica
Um dos principais centros de investigação do universo Técnico cujo objetivo é exercer atividades de investigação científica fundamental e aplicada, de desenvolvimento experimental, de formação profissional e de pós-graduação e de prestação de serviços no âmbito da engenharia mecânica. Cabe ao IDMEC aprofundar conhecimentos científicos, criar apoios e incentivos à realização de ações de formação de recursos humanos, realizar trabalhos de investigação e de consultoria para o exterior, contribuir para a formação de jovens investigadores, entre muitos outros.